Fanatismo e Dúvida

Fogged Vision

As ideias mais estúpidas são proferidas aos berros; as mais geniais, em silêncio. Fanáticos adoram gritar, pois esse é o único modo de fazer com que outros acreditem no mesmo que eles. Convencendo outras pessoas, não precisam duvidar de si mesmos e de suas crenças — ao contrário, eles se tornam ainda mais convictos de que estão corretos.

O fanatismo se alimenta de mentes fracas, que não sabem pensar por si próprias ou preferem não realizar tal esforço, por isso é tão perigoso. Ter certeza absoluta sobre algo é um campo minado, basta um passo fora do caminho, uma pergunta que coloque em dúvida o mais simples aspecto de uma crença cega para tudo ir para os ares. Duvidar de um fanático é estar preparado para uma guerra.

Por isso prefiro o silêncio, a reflexão, os bons livros, as conversas cordiais com pessoas que tentam enxergar o mundo como uma fonte inesgotável de conhecimento, que reconhecem sua ignorância e não a sanam com respostas prontas já pensadas ou inventadas por outros, mas a utilizam como ponto de partida para suas próprias buscas por compreensão do sentido de tudo o que está contido no Universo e além dele.

Ter dúvidas e tentar respondê-las é o que empurra o pensamento humano e o desenvolve. Contentar-se com respostas sem fundamentos lógicos é negar-se a evoluir. Não digo que se deva considerar o sobrenatural sempre absurdo, só não acho prudente aceitá-lo, sem questionamentos, como a primeira conclusão possível. O simples exercício de pensar um pouco e esforçar-se para entender sozinho algo novo ou aparentemente incompreensível fortalece a mente e torna mais difícil permitir-se controlar pelas palavras de um fanático. A dúvida é o escudo mais forte que o cérebro humano pode ter.

Postado em , . Favorite o link . RSS feed para esta postagem.

Comente usando o Facebook.

Tecnologia do Blogger.

Procurar

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark . Converted by LiteThemes.com .